O evento
O Encontro recifal Brasileiro (EReBra) é um evento que busca fomentar a divulgação científica e conectar as diversas áreas relacionadas aos ambientes recifais, através da criação de um espaço de discussão, troca e construção de conhecimentos e ações relacionados ao oceano, utilizando os ambientes recifais como tema central. O evento busca reunir especialistas, pesquisadores, profissionais e entusiastas da área para debater ideias sobre a ecologia, conservação de ambientes recifais e questões que afetam diretamente estas áreas, como conflitos da zona costeira e seus usos múltiplos. O EReBra também tem como objetivo contribuir para o avanço científico na área recifal, sendo um importante espaço para impulsionar discussões, formações de redes de colaboração e engajamento.
Nossa missão é trazer um debate amplo com base científica e respeito aos conhecimentos tradicionais e empíricos, buscando ampliar a participação da sociedade por meio da comunicação simples, qualificada e inclusiva. Nas edições prévias, o EReBra buscou contemplar as mais diversas áreas das ciências ambientais como conservação e manejo, ecologia, taxonomia, inovações em pesquisa nos ambientes recifais e temáticas sociais como mulheres e mães, representatividade negra, povos tradicionais e movimento LGBTQIA+ na ciência recifal.
Local do evento
Niterói, localizada no estado do Rio de Janeiro, foi escolhida como a sede do nosso primeiro evento presencial. A cidade é conhecida por sua paisagem costeira com vista para a Baía de Guanabara e o horizonte do Rio de Janeiro, incluindo o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Niterói, possui construções e pontos turísticos atrativos, como o Mercado Municipal, Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Parque da Cidade e diversas praias.
As atividades do EReBRa serão distribuídas entre a Sala Nelson Pereira dos Santos e o Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense.