top of page
Comissão Científica
Amana Garrido
Centro de Biologia Marinha - Universidade de São Paulo
Doutora em Biodiversidade e Biologia Evolutiva (IB-UFRJ), investiga os efeitos de impactos locais e globais sobre a simbiose entre corais e dinoflagelados, trabalha com o levantamento e monitoramento da diversidade de dinoflagelados associados a corais no Brasil e com a reprodução de corais endêmicos. Atualmente é Pós-Doutoranda no CEBIMar-USP.
Ana Paula Ferreira
Universidade Estadual Paulista - Campus do Litoral Paulista
Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas, mestra e doutora em Ecologia, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, sou pós-doutoranda pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)- Campus do litoral paulista. Realizo pesquisas na área de ecologia marinha, majoritariamente com comunidades infra litorâneas de costões rochosos. Atuo com abordagens experimentais em campo e laboratório, usando macroalgas marinhas e sua fauna associada como meus principais modelos ecológicos. Meus trabalhos investigam como as mudanças no clima afetam esses organismos desde o nível fisiológico, as relações ecológicas dentro das comunidades (facilitação e herbivoria), até os impactos na produtividade do sistema.
Cristiane Xerez Barroso
Departamento de Biologia - Universidade Federal do Ceará
Possuo graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2007). Sou mestra (2009) e doutora (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da Universidade Federal do Ceará. Atualmente, sou responsável técnica das coleções científicas e didática de invertebrados marinhos e do Laboratório de Invertebrados Marinhos do Ceará, no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará. Tenho experiência nas áreas de Zoologia, Ecologia e Biogeografia marinha, com ênfase em Mollusca.
Marília Bueno
Maré de Ciência - Universidade Federal de São Paulo
Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus do Litoral Paulista, Unidade São Vicente (2006), mestrado pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto no curso de Biologia Comparada (2009) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Campinas (2015). Atuei como pós-doutoranda no Instituto de Biologia da Unicamp entre 2016 e 2020 e fui vinculada à Florida State University pelo Programa Bolsa Estágio em Pesquisa no Exterior (BEPE - FAPESP) entre 2017 e 2018. Concluí a Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados - Biologia na Unicid em 2022. Atualmente sou membro da equipe do Maré de Ciência e desenvolvo atividades relacionadas à divulgação científica.
Natalia Roos
Laboratório de Ecologia e Conservação Marinha - Universidade Federal do Sul da Bahia
Ecóloga, doutora em Ecologia (UFRN). Durante a pós-graduação, trabalhou com a pesca, ecologia e conservação dos budiões brasileiros, com o foco em gerar subsídios para a conservação do ameaçado budião azul (Scarus trispinosus). Atualmente possui interesse na biologia e ecologia de peixes recifais e de organismos bentônicos, com ênfase nos efeitos das mudanças climáticas sobre o ecossistema recifal.
Pedro Peres
Florida International University
Graduado em Ciências Biológicas em 2013 pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou Iniciação Científica no Laboratório de Interações entre Comunidades Marinhas (LICOMAR) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Ecologia (UNICAMP), no qual desenvolveu pesquisa sobre interação entre herbívoros e suas algas hospedeiras. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada da Universidade de São Paulo (USP - FFCLRP) no Laboratórios de Bioecologia e Sistemática de Crustáceos (LBSC), desenvolvendo pesquisa sobre padrões de diversidade genética em Brachyura. Tem experiência na área de Ecologia e Biologia Evolutiva, com enfoque nos temas: genética/genômica de populações, filogeografia, filogenia, ecologia marinha. Atualmente, atua como pós-doutorando na Florida International University (USA).
Thiago Mendes
Universidade Federal Fluminense
Biólogo, com mestrado e doutorado em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense, onde estudou ecologia de peixes recifais. Durante o doutorado, pesquisou sobre ecologia alimentar e nutrição de peixes recifais herbívoros em parceria com pesquisadores da University of Auckland (Nova Zelândia). Atuou como pesquisador de pós-doutorado no Institut de recherche pour le développement (IRD) em Perpignan (França) onde desenvolveu pesquisas sobre macroecologia e biogeografia de peixes recifais, e no Laboratório de Ecologia e Conservação de Ambientes Recifais (bolsa FAPERJ Nota 10) estudando ecologia espacial e biogeografia de peixes recifais herbívoros. Foi professor visitante no Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Campus Baixada Santista) entre 2019 e 2021, e atualmente é pesquisador de pós-doutorado trabalhando no Projeto Costão Rochoso.
Thomás Banha
Centro de Biologia Marinha - Universidade de São Paulo
Oceanógrafo, atualmente é doutorando em Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Tem interesse em biodiversidade, ecologia e conservação de recifes marginais, mesofóticos e rochosos, especialmente o Grande Sistema de Recifes do Amazonas.
bottom of page